Doom 3 - Universo de Tecnologia

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DooM 3
Multiplataforma
     Doom 3 é um jogo de tiro em primeira pessoa de terror de 2004, desenvolvido pela id Software e publicado pela Activision . Doom 3 foi originalmente lançado para Microsoft Windows em 3 de agosto de 2004. O jogo foi adaptado para Linux no final daquele ano, além de ter sido portado pela Aspyr Media para Mac OS X em 2005. O desenvolvedor Vicarious Visions portou o jogo para o Xbox , lançando-o em 3 de abril de 2005.
     Doom 3 se passa em Marte em 2145, onde um conglomerado militar-industrial instalou um centro de pesquisa científica em áreas como teletransporte, pesquisa biológica e design avançado de armas. Os experimentos de teletransporte abrem uma porta de entrada para o inferno, resultando em uma invasão catastrófica da base de Marte por demônios. O personagem do jogador, Doomguy , um fuzileiro espacial anônimo, deve lutar pela base para impedir que os demônios atacem Marte e cheguem à Terra.
     Doom 3 é a primeira reinicialização da série Doom , ignorando os eventos dos jogos Doom anteriores, mas é declarado no Doom RPG como um prequel do primeiro jogo. Doom 3 utiliza o mecanismo de jogo id Tech 4 , que foi licenciado para outros desenvolvedores e, posteriormente, lançado sob a GNU General Public License em novembro de 2011.
     Doom 3 foi um sucesso crítico e comercial; com mais de 3,5 milhões de cópias vendidas, é o jogo mais bem-sucedido da ID de desenvolvedor de software até hoje. Os críticos elogiaram os gráficos e a apresentação do jogo, embora os revisores estivessem divididos pela proximidade da jogabilidade com a Doom original, concentrando-se principalmente em simplesmente lutar contra um grande número de personagens inimigos. O jogo foi seguido por Resurrection of Evil , um pacote de expansão desenvolvido pela Nerve Software , em abril de 2005. Uma série de novelizações de Doom 3 , escrita por Matthew J. Costello , estreou em fevereiro de 2008. Uma edição ampliada e remasterizada, intitulado BFG Edition , foi lançado no quarto trimestre de 2012, enquanto uma versão baseada no BFG Edition do jogo foi lançada sem multiplayer online para Android em junho de 2015 e Nintendo Switch , PlayStation 4 e Xbox One em julho de 2019.
Desenvolvimento

     Em 2000, John Carmack pôs um plano anunciando um remake de Doom com nova tecnologia. Isso mostrou uma controvérsia circulando na id.
Kevin Cloud e Adrian Carmack, dois dos donos da id Software, tinham forte oposição a um remake de Doom. Acharam que a id estaria voltando para velhas formas novamente. Mas a boa recepção de Return to Castle Wolfenstein e as tecnologias melhores fizeram a maioria dos empregados concordarem com o remake. E deram um ultimato à Kevin e Adrian: "Deixe-nos refazer Doom ou demita-nos" (incluindo John Carmack). Depois de confrontos amigáveis (embora o artista Paul Steed tenha sido demitido em retaliação), deste modo o acordo para Doom 3 foi feito.
     O jogo demorou 3 anos para ser produzido. Em 2001 foi revelado na MacWorld em Tokyo e mais tarde demonstrado na E3 em 2002, quando um vídeo de 15 minutos fora mostrado. Ganhou 5 prêmios na E3 naquele ano. Logo depois, uma versão de desenvolvimento vazou da ATI Technologies e se espalhou
na internet. O jogo também fora mostrado na E3 em 2003 e 2004, mas o site da id Software só começou a incluir Doom 3 em 2003. De acordo com John Carmack, o desenvolvimento demorou mais que o esperado. O jogo iria chegar junto com outros dois atiradores esperados, Halo 2 e Half-Life 2, no Natal de 2003.
    Doom 3 acabou sua produção em 14 de Julho de 2003. Em 3 de Agosto fora lançado nos EUA, e 10 dias depois no resto do mundo (exceto na Rússia e ex-URSS, onde a localização demorou demais e só foi lançado em Dezembro). Dois dias antes do lançamento oficial, piratas conseguiram uma cópia de Doom 3 que rapidamente se espalhou na Web (embora um serial fosse necessário para multiplayer).
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